14 de setembro de 2017

ClickCast #011 - Realidade Aumentada

 


FALA SEUS LINDOS mais um ClickCast na área hoje é o segundo episódio da nossa serie REALIDADE aonde estamos falando sobre a realidade na tecnologia no nosso primeiro episódio da série falamos sobre VR ou realidade Virtual como quiser, como funciona o que é necessário para se fazer assim como se ter uma realidade virtual só para você, basta conferir lá no episódio de número #010 links no post.

Agradecer a todos que assinam nosso feed assim como quem também compartilha o ClickCast nas redes sociais estou feliz demais com a questão números, vocês são sensacionais nunca irei me cansar de trazer conteúdo para vocês, as vezes me falta pauta massssssss acontece. SEM MAIS DELONGAS




Realidade Aumentada

É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas-vindas a tecnologia capaz revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA). Porém como é obvio não precisamos nos preocupar: pois estamos muito longe de acontecimentos como dos filmes Matrix e Exterminador do Futuro, se é que tudo aquilo que aparece nos filmes pode um dia se tornar realmente possível em nossas vidas. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas. Agindo da forma que elas acabam entendo ser melhor

- MAS A FINAL DE CONTAS O QUE É RA?

Falar algumas sitaçoes de pessoas que de certa forma contribuíram para a realidade aumenta e depois vou tirar minhas conclusões nesse tópico ainda

Realidade Aumentada é uma nova tecnologia que mistura elementos reais e virtuais, possibilitando maior interação entre homem-máquina. De um modo mais técnico, realidade aumentada pode ser definida como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico (Paul Milgram, 1994).

A Realidade Aumentada também pode ser definida como a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais (Kirner, 2007).

Ela se aplica em todos os sentidos humanos (Azuma, 2001) e proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real (Kirne, 2005). Para que isso aconteça são utilizadas técnicas de Visão Computacional, Computação Gráfica e Realidade Virtual, o que resulta na sobreposição de objetos virtuais com o ambiente real (Milgram, 1994).

A Realidade Aumentada também proporciona ao usuário o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação natural e atrativa com o ambiente (Zhou, 2004).

- COMO TENHO UM?

Os primeiros tipos de conversação para que funcionasse era a partir de QR Code e códigos de barras então uma simples webcam, por mais velha que seja, ela seria capaz de produzir sinais que podem ser interpretados por programas específicos de realidade aumentada, para que a imagem que aparece no monitor seja modificada e objetos sejam adicionados à ela. Já existem vários serviços online que permitem que você, usuário, tenha uma ideia da capacidade revolucionária da Realidade Aumentada, isso apenas com o uso de webcam, sem contar a enorme uso atual dessa tecnologia em smartphones assim como o Nintendo 3DS tem ela também com uso de alguns cards.

- APLICAÇÃO E SOFTWARE

De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual si misture ao mundo real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se você pensava que objetos pulando para fora da tela eram elementos de filmes de ficção científica, está na hora de mudar um pouco seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pulará para dentro do mundo virtual para interagir com objetos que só estão limitados à sua imaginação.

Mas como funciona?

Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:

1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;

2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;

3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

·         O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:

1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação ou aplicativo que interpretará.

2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.

3. Em muitas vezes o software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.

4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão, um monitor de computador, ou a tela do seu smartphone) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.

Em outras palavras, o software de Realidade Aumentada é programado com imagens, sinais ou ações pré-definidas e as respostas que deverão ser dadas a elas. Quando o programa recebe essas informações, ele as interpreta e exibe a resposta, que pode ser desde uma simples forma geométrica até objetos mais complexos, como animais que reagem a um carinho na barriga.

A Realidade Aumentada não está restrita a uma única forma de realização. É possível utilizá-la tanto com imagens impressas, para geração de objetos — interativos ou não —, bem como sem qualquer tipo de objeto pré-definido, como você já vê hoje com o aplicativo Pokemon GO que deve estar no seu celular nesse momento ele utiliza uma serie de interações como GPS, Câmera entre outras coisas que está dentro do seu aparelho celular, com isso ele sobrepõe com esses elementos o bichinho na sua tela assim você consegue capturar ele, é complicado demais como esse treco funciona eu mesmo evito pensar demais nisso se não fico doido.



Links

Imagens e vetores retiradas de:
Freepik – https://br.freepik.com/home
IconFinder- https://www.iconfinder.com

Não deixa de dar sua opinião
Mande seu feedback pelo e-mail livectrlclick@gmail.com, pelos comentário aqui no post ou pela pagina de CONTATO seus lindos. Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário